Bagé e o Brasil avançam na valorização do Enogastroolivoturismo
- Eduardo M. Palmeira
- 19 de set.
- 2 min de leitura
O turismo brasileiro ganha um novo impulso com a publicação da Portaria MTur nº 25, de 3 de setembro de 2025, que estabelece diretrizes atualizadas para a promoção do turismo de base gastronômica, enológica e rural. A medida reforça a importância de experiências autênticas que conectam cultura, território e sabores, alinhando-se às tendências globais do turismo sustentável.

Em sintonia com essa visão nacional, Bagé deu um passo histórico ao sancionar a Lei Municipal nº 6.836, de 26 de agosto de 2025, que institui a Política Municipal de Fomento ao Enogastroolivoturismo e reconhece a cidade como berço do termo criado em 2021 por Eduardo Mauch Palmeira, a lei foi proposta pela Ver. Andrea Gallina, e sancionada pelo Prefeito Luiz Fernando Mainardi.
A Lei 8636 2025 Enogastroolivoturismo
O conceito de Enogastroolivoturismo integra três pilares fundamentais:Enoturismo – vivências nas vinícolas e a valorização da vitivinicultura regional.Gastroturismo – a riqueza da gastronomia típica e identitária da Campanha Gaúcha.Olivoturismo – a força da olivicultura e de seus produtos, como azeites e conservas.
A lei municipal também prevê o estímulo à formação de mão de obra especializada, criação de rotas temáticas e fortalecimento de eventos.
Combinando a nova Portaria do Ministério do Turismo e a legislação pioneira de Bagé, o Brasil concretiza um caminho inovador: transformar saberes e sabores locais em experiências únicas, que unem tradição, inovação e sustentabilidade.
Para produtores, empreendedores e turistas, o momento é de oportunidade e descoberta. Mais do que um destino, o Enogastroolivoturismo é um movimento cultural e econômico que coloca o Pampa Gaúcho e o Brasil no mapa mundial do turismo de experiências.
Leia na integra e caso queira aplicar em seu município enviamos a minuta.
Você já viveu uma experiência enogastroolivoturística? Qual sabor ou momento mais marcou sua memória?




Comentários